11 de mar. de 2010

Faixa pra boi dormir


Quem tem dificuldade de dormir à noite está cansado de saber - apesar de não estar "sonado" de saber - que às vezes são necessários recursos externos para calar a boca da mente. Para alguns, a televisão funciona rapidamente, para outros, um livro.

Tudo bem que tem dia em que nada adiante e você só dorme no extremo do cansaço. Ou acaba passando a noite em claro.

No meu caso, as músicas ajudam bastante, mas não qualquer coisa. Escutar Therapy? às onze da noite não vai dar certo, assim como Metallica, Pixies ou drum'n'bass. Tenho playlists no meu iPod com músicas indutoras à contagem de ovelhas, e sempre as uso em noites de atividade mental exagerada.

Toda noite de dia útil vou compartilhar uma nova para tentar ajudar aos companheiros insones como eu. Começo com uma que tem jeito de soninho: "Paper boats", do Nada Surf.

Voz suave, instrumentos low-fi, letra triste mas desanimada (Sit on a train/Reading a book/Same damn planet every time I look). Baixe o disco Let Go todo, vale a pena. Claro, separe "Paper boats" para o após 22h, mas quando acordar, ouça o resto, é muito bom.

Vi um show deles em São Paulo (2004), mas o trio de Nova York não tocou a nossa "nana-neném" da noite. Mas é claro que em show não dá para dormir. Quer dizer, teve uma vez em que eu dormi sentado durante um show do Teenage Fanclub, mas essa fica para outro post.

Boa noite

Nenhum comentário: